Para ampliar a informação e desmistificar temas em torno da doença, a Apemsmar realiza, no dia 30 de agosto, o 2º Simpósio Gaúcho de Esclerose Múltipla (Sigem), pela manhã e à tarde, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no bairro Camobi. A partir das 9h30, a roda de conversa “A Voz do Paciente” irá reunir pacientes e familiares de esclerose múltipla no auditório do prédio 74 C, na UFSM. Também o vereador Coronel Vargas irá tratar sobre a campanha “Esta Vaga Não é Sua Nem por Um Minuto”, que aborda o direito no trânsito e na mobilidade urbana para pacientes de EM. Em paralelo, estarão sendo realizadas, no prédio 48C, oficinas. Uma delas será destinada para pessoas com esclerose múltipla  e terá 10 vagas com o tema Atenção e Memória. Outra oficina, com 40 vagas, irá trabalhar Avaliação e Tratamento Multidisciplinar em EM e terá como público-alvo a comunidade acadêmica.

Pela tarde, a partir das 13h30, o evento, também no prédio 74C, ocorrerá em dois blocos.  O primeiro momento terá participação de três neurologistas, especialistas na doença. Por Santa Maria, participam os médicos Adecir Bispo e Fábio Pascotto de Oliveira, e a médica Raquel Vassão Araújo será a convidada de Belo Horizonte (MG) para a atividade. Os profissionais irão abordar diferentes aspectos clínicos da esclerose múltipla e algumas novidades no que diz respeito ao tratamento, com informações obtidas no Comitê Brasileiro para Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla (BCTRIMS, na sigla em inglês)

A segunda etapa do evento terá como terma “O Direito dos Pacientes” e contará com a presença dos advogados Ricardo Blattes e Thiago Carrão. Os profissionais irão abordar questões relacionadas à necessidade de judicialização em diferentes momentos do tratamento. O público poderá participar por escrito após as manifestações dos profissionais.

“O objetivo do Simpósio é abordar assuntos que dizem respeito não apenas ao cotidiano do paciente, mas também auxiliar na formação de futuros profissionais de saúde, para que eles tenham a devida compreensão sobre os aspectos da Esclerose Múltipla, além de trazer o que se fala no Brasil e no Mundo a respeito da doença”, destaca Raphael Simon, presidente da Apemsmar.

Programação:

Manhã:

Oficinas de capacitação
Local: Prédio 48C – Sala de Capacitação e Auditório
Horário: 08h30

Oficina 1 – Atenção, Inteligência Não Verbal e Personalidade
Ministrante: Janaína Noal – Psicóloga
Vagas: 10
Público-Alvo: Pacientes de Esclerose Múltipla.

Oficina 2 – Avaliação e Tratamento Multidisciplinar em Esclerose Múltipla.
Ministrantes – Silvani Vieira e Suzel Lima (Terapeutas Ocupacionais)
Vagas: 40
Público-alvo: Comunidade acadêmica e profissionais de saúde.

“Voz do Paciente”
Local: Auditório do Prédio 74C
Horário: 09h30

———

Tarde:

Simpósio
Local: Auditório do Prédio 74C
Horário: 13h30

Parte 1 – Saúde
Participantes:
Dr. Adecir Bispo (Neurologista – Santa Maria/RS)
Dr. Fábio Oliveira (Neurologista – Santa Maria/RS)
Dra. Raquel Vassão Araújo (Neurologista – Belo Horizonte/MG)

Parte 2 – Jurídico
Participantes:
Ricardo Blattes (Advogado – Santa Maria/RS)
Thiago Carrão (Advogado – Santa Maria/RS)